EmpresarialStartupTecnologia

Maneiras de mensurar riscos na sua empresa.

Mensurar riscos é conduta essencial para o desenrolar das atividades de uma empresa, pois será fator determinante e relevante no momento de tomar decisões.

Para fazer um bom gerenciamento e controle de riscos, é essencial que os riscos sejam quantificados e qualificados, de forma a eliminar ou reduzir as possíveis perdas financeiras e maximizar (o fator maximização de oportunidades é um dos benefícios) o aproveitamento de oportunidades positivas de ganhos e valor.

Algumas ferramentas que podemos utiliza são: “What if”, “PFMEA”, “APR” e “Matriz GUT”.

Powered by Rock Convert

1. What if: A gestão é realizada por meio de pergunta, ou seja, “e se acontecer isso? E se acontecer aquilo?”

2. FMEA: Modo de falha de processo e análise eficaz. É uma ferramenta que identifica e avalia as chances de ocorrer determinado risco e essa ferramenta determinar ações que precisam ser tomadas para diminuir os riscos. Com o FMEA, você identificará possíveis modos de falha e irá analisar os riscos, gerando, por consequência, a prioridade dos riscos.

3. APR: Análise preliminar de riscos. Faça uma lista de todos os riscos que imagina ser possível de ocorrer em relação ao seu negócio, juntamente com seus motivos determinantes. Além disso, para cada risco coloque uma nota (quanto maior a nota, maior a probabilidade do risco acontecer, logo, você consegue priorizar quais devem ser prevenidos).

4. Matriz GUT: É o meio de priorizar as providências que devem ser tomadas para evitar riscos. GUT significa: gravidade, urgência e tendência. Também deverá dar notas para cada um dos riscos elencados na matriz GUT e multiplicar as notas de cada risco e com o resultado, poderá priorizar as notas mais altas e que devem ser prevenidas rapidamente.

Compartilhe!