EmpresarialStartup

Você sabia que tem como obrigar seu sócio a vender a participação dele?

Essa possibilidade é o que chamamos de “drag along”. Para isso poder acontecer nós vamos precisar da elaboração de um bom acordo de sócios entre todos os participantes da sociedade.
Neste acordo de sócios estarão previstas diversas cláusulas para regular e orientar o bom relacionamento entre os participantes da sociedade.
Algumas das cláusulas que estarão no acordo de sócios será a de “drag along” e que fará nascer a obrigação de alienação de participação para os sócios minoritários e a consequente proteção do sócio majoritário.
Assim, sendo incluída a cláusula “drag along” no acordo de sócios, o sócio majoritário poderá alienar as quotas dos minoritários em conjunto com as suas, respeitado as mesmas condições de atribuição de valor e forma de pagamento.

Powered by Rock Convert

Caso não haja previsão dessa cláusula, a venda da sociedade como um todo não poderá ser realizada com a vontade exclusiva dos sócios majoritários, dependendo da iniciativa dos outros sócios e assim irá travar toda a sua negociação com pretensos compradores ou investidores.
Também há a possibilidade de incluir a hipótese de “tag along”. A tag along é o direito de saída conjunta. Esse direito é voltado aos sócios minoritários e confere os mesmos direitos dados aos sócios controladores/majoritários na alienação da participação societária. Nesse contexto, por meio dessa cláusula, os sócios minoritários terão o direito de ir junto com os sócios majoritários, em caso de venda da participação na empresa.
Consulte um advogado de confiança para orientá-lo na elaboração do seu acordo de sócios!

Compartilhe!