JudicialJurídico

Você sabe o que é Chargeback?

Em julho deste ano, um grupo de pessoas foi preso em razão da suspeita de aplicação de golpes por meio de uma loja virtual que vendia produtos, mas não entregava.

O pagamento só poderia ser realizado por boleto e o prazo para entrega era muito longo, o que permitiu que os criminosos fugissem e não possibilitava a prática do Chargeback.

VOCÊ SABE O QUE É CHARGEBACK?

É possibilidade de cancelamento de uma compra ou transação financeira feita online por meio de um cartão de crédito, neste caso, o dinheiro é estornado para a conta do titular do cartão em razão do não reconhecimento da transação por parte do titular ou caso a venda não respeite as regulamentações pré-determinadas pela operadora de cartão.

Powered by Rock Convert

4 DICAS PARA EVITAR O CHARGEBACK

  • Controle das movimentações

O empresário deve ter o controle total das movimentações do estoque da sua empresa e dos dados do cliente. Ao receber uma notificação de chargeback, o ideal é localizar o pedido e suas especificações, por isso, é muito importante que o empresário mantenha tudo organizado e documentado.

  • Diálogo aberto

Recomenda-se que a empresa tente um acordo com o cliente, de uma forma que consiga manter o cliente e o prejuízo seja amenizado.

  • Vistoria dos pedidos

Nos casos de fraude, o ideal é fazer uma vistoria nos demais pedidos, verificando se não há novos pedidos para o mesmo endereço ou cliente.

  • Atente-se à forma de pagamento

Recomenda-se, por fim, que somente sejam aceitos pagamentos no cartão de crédito se os dados do titular do cartão forem iguais ao do cadastro do cliente, principalmente nos pedidos de valores altos.

Sarah Furtado Violante JURÍDICO E EMPRESARIAL
Sarah Furtado Violante JURÍDICO E EMPRESARIAL
Compartilhe!