EmpresarialInovação

2 tipos de captação de investimento essenciais para empresas

Existem dois tipos de captação, a captação de capital próprio e de capital de terceiros.

A capitação própria provém dos seus próprios sócios, aproveitando-se de recursos associados ao seu próprio patrimônio líquido.

A capitação de terceiros provém de recursos disponibilizados por entes externos, como exemplo empréstimos e financiamentos. É relacionada diretamente com o passivo real ou exigível da empresa. Aqui, após um lapso temporal de investimento, o que for acordado entre as partes, os recursos precisam ser devolvidos de alguma forma aos investidores.

E quais são as formas de captação?

Abertura de capital; Linhas de fomento; Empréstimos; Private Equity; Venture Capital e outros.

Powered by Rock Convert

A abertura de capital consiste em atrair investidores por meio da comercialização de valores imobiliários, como debêntures por exemplo. Nesses casos, a empresa realiza uma oferta pública inicial e depois comercializa seus títulos de crédito.

Linhas de fomento são programas do governo e que servem para fomentar o desenvolvimento empresarial e tecnológico.

Empréstimos são os próprios financiamentos por instituições financeiras ou por terceiros por meio de mútuo.

Private Equity é um pouco mais complexo, visto que se trata de um tipo de investimento, feito de forma privada, onde um investidor aporta seu capital diretamente em empresas com potencial de crescimento médio e longo prazo, focando no lucro futuro. Geralmente são empresas, instituições, fundos de investimento ou até mesmo investidores individuais que fazem isso e preferem escolher empresas já consolidadas.

Venture Capital é a mesma arquitetura do private equity, ou seja, também é uma ação financeira pelos investidores, contudo é voltada para empresas em fase de desenvolvimento.

Há diversas vantagens em receber investimento, tais como aumento de recursos; diversificação do risco do negócio; aumento da competitividade; aumento de notoriedade pelo mercado e etc.

Compartilhe!