JudicialSem categoria

Os cuidados necessários para evitar os perigos da internet

Com o aumento da utilização da internet as pessoas passaram a se autocolocar em risco.

O que é se autocolocar em risco?

A pessoa passa a se autocolocar em risco no momento em que divulga seus dados nas redes sociais, gerando perigos tanto no mundo virtual, como no real.      

O ato de se autocolocar em risco é mais comum do que se imagina, ele acontece quando alguém estabelece uma situação de perigo para si mesmo ou se expõe a um perigo que já existe.

Como isso acontece?

            Vamos ver alguns exemplos de como as pessoas frequentemente se colocam em risco:

Você faz um anúncio de venda de algum produto e disponibiliza o número de celular – Neste caso, a disponibilização do número da linha telefônica possibilita a aplicação de golpes, como o golpe de clonagem do WhatsApp.

Agora com relação a crimes que podem ser cometidos fora do mundo virtual:

            Você publica fotos do seu filho com o uniforme da escola – Com a foto é possível saber onde seu filho estuda, de modo que, terceira pessoa terá conhecimento sobre a localização dele no período escolar, sendo possível a consumação de delitos, como o de sequestro.

            Além dos exemplos acima citados, existem diversas situações em que pessoas mal intencionadas podem coletar detalhes em publicações aparentemente inocentes.

6 publicações que você deve evitar

            Uma vez publicada, a foto se torna automaticamente pública e, por isso, é importante se manter atento e evitar a divulgação de alguns dados.

Evite as publicações que forneçam informações sobre:

  1. Cartão de crédito ou de débito
  2. Cartões de embarque e planos de viagem
  3. Fotos da mesa de trabalho
  4. Endereço da residência
  5. Número de telefone
  6. Localização atual

            Lembre-se sempre, é muito importante pensar bem antes de realizar publicações na internet, sempre analisando quais a informações que estão sendo divulgadas e qual é grau do risco que elas poderão causar.

Sarah Furtado Violante JURÍDICO E EMPRESARIAL
Sarah Furtado Violante JURÍDICO E EMPRESARIAL
Compartilhe!