CoronavírusEmpresarial

5 dicas para manter a equipe conectada durante a quarentena?

Gestão em tempo de crise. Quais medidas você gestor, supervisor coordenador, pode tomar, para manter a conexão com os seus liderados?

 Vou deixar aqui para você algumas dicas de como integrar a equipe e principalmente se preparar para quando dermos play novamente, nesse momento de pausa. Vamos as dicas?

1- FAÇA UMA REVISÃO DA MISSÃO, VISÃO E VALORES:

Se você já tem a sua missão, visão e seus valores, veja se eles estão te levando para cumprimento de suas metas. Se a resposta for “não” , repense , refaça e se certifique se o que você tem como planos e objetivos ficarão claros, ou seja, se seguem o motivo pelo qual seu negócio foi criado , mas lembre-se, se o seu motivo  for meramente financeiro , há um risco enorme do seu negócio não subsistir a um tempo como esse , porque nesse contexto, não cria conexão com as pessoas que são o ponto final de seu produto ou serviço . 

2- REUNA SUA EQUIPE:

Existem muitas plataformas gratuitas, como ZOOM, EVENTIALS, WHEREBY, que só precisam de uma conexão básica de internet e podem ser acessadas pelo celular, tablets ou computadores. Conte a sua equipe por que você construiu esse negócio, quais eram os seus motivos, qual necessidade buscava atender, como começou, como chegou até esse ponto, enfim, conte a sua história. Muitos empresários buscam uma conexão externa com seu cliente, mas internamente não há nenhuma. Saiba que criar conexão interna é o primeiro passo, pois a sua equipe irá ser a ponte entre sua visão e o seu cliente, dessa forma, esta conexão precisa ser consistente e verdadeira

3- CRIE UM CALENDÁRIO DE REUNIÕES:

Avise a sua equipe sobre a data, horário e assuntos a serem discutidos. Três vezes na semana, com 01 hora de duração para equipes até 06 pessoas, é considerável uma periodicidade saudável nesses tempos de home office. Para equipes maiores deve-se  estender o tempo, pois é importante a participação de todos. 

4- DIVIDA OS ASSUNTOS DA SEMANA:

Garantindo um foco em cada assunto, é necessário dividi-los durante a semana.

Imagine que você precise falar da empresa, do serviço ou produto e do mercado. Dentro destes três assuntos há muitos pontos a serem discutidos, como por exemplo:

– Empresa: • Missão, visão e valores 

• Posicionamento 

• Regimento interno, ou normas internas

 • Descrição de cada cargo

 • Planejamento (1 ano , 3 anos ,5 anos e 10 anos )

Powered by Rock Convert

 • Metas de curto prazo macro e por mix produtos.

– Serviço ou produto

• Crie um momento de estudos de seus produtos, ajude a sua equipe a enxergar cada produto, incluindo suas características, vantagens e benefícios. O seu cliente compra o que seu serviço ou produto faz por ele e não apenas o que ele é.

• Busque entender qual a melhor forma de mostrar o seu produto no meio virtual. Especialmente nesses dias em que as lojas físicas estão fechadas, as pessoas estão mais que nunca conectadas virtualmente.

• Crie scripts de apresentação com a sua equipe, ajude-os a buscar um vocabulário, ou seja, uma forma de linguagem que mais se conecte com seu público.  Não esqueça gestor! A sua equipe precisa de direção e é você quem irá apontar o principalmente caminho.

• Estude a fabricação do seu produto, materiais empregados, testes de qualidade e período de garantia.

– Mercado

• Mostre quem são os principais concorrentes

• Liste as suas principais vantagens, (localização, comodidade, entrega do produto o serviço, estrutura física, colaboradores e etc)

• Veja o que o seu mercado está fazendo e busque se diferenciar, sendo assim, aceite sugestões da sua equipe sobre como se posicionar no seu mercado.

5. SEJA O FAROL PARA SUA EQUIPE:

Em um momento de crise como esse, só são revelados problemas que já existiam, dessa forma esse é um excelente momento para você gestor, estudar, buscar aprender uma nova forma de conduzir a sua equipe. Lembre-se, a sua equipe é somente seu reflexo , seja o primeiro a fazer e só então peça, sendo assim, crie formas de incentivar a sua equipe pelo seu exemplo. Continue conectado a sua equipe com empatia, pois todos fazem parte desse momento difícil.

Simone Souza GOVERNANÇA CORPORATIVA
Simone Souza
GOVERNANÇA CORPORATIVA

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *