Empresarial

Administradora de consórcio você é obrigado a ter uma política institucional de relacionamento com clientes e usuários!

Essa nova obrigação consta na recentemente aprovada Resolução nº 155 do Banco Central. 

Tal norma dispõe sobre os princípios e procedimentos a serem adotados no relacionamento com clientes e usuários de produtos e serviços das administradoras de consórcio e das instituições de pagamento autorizadas a funcionar pelo Banco Central.

Dessa forma, as administradoras de consórcio autorizadas a funcionar pelo Banco Central serão obrigadas a elaborar e implementar uma política institucional de relacionamento com clientes e usuários, diz o próprio Banco Central.

De acordo com o artigo 2º da Resolução, a política de relacionamento deverá nortear a condução das atividades das instituições em conformidade com os princípios da ética, responsabilidade, transparência e diligência, propiciando a convergência de interesses e a consolidação de imagem institucional de credibilidade, segurança e competência.

A norma entrou em vigor em 01 de outubro de 2022!!

Todas instituições autorizadas a funcionar pelo BACEN estão sujeitas às exigências relativas ao relacionamento com clientes e usuários.

Consulte um advogado especialista na área de administração de consórcio para saber mais!

Fonte: https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20BCB&numero=155

Pedro
Pedro Henrique de Morais Olimpio CÍVEL E EMPRESARIAL